O terreno de 1.000,00 metros quadrados definido pela via de circulação de automóveis e por uma linha férrea era área remanescente localizadano final de uma rua sem saída de uma pequena vila operaria.
As características predominantes dos imóveis do entorno eram, casas térreas, como varandas frontais, sem vagas de garagem, construídas no alinhamento da divisa frontal dos lotes. Sobre o terreno foram implantadas quatro residências.
Á área não aedificand existente em função da linha férrea, associada ao programa de necessidades, condicionou a construção de unidades assobradadas. As unidades foram implantadas recuadas em relação ao limite frontal do lote para atender a necessidade de vagas de estacionamento e legislação vigente.
As características do projeto se contrapõem às construções existentes anteriormente eviden-ciando a diferença temporal existente entre elas e marcando a alteração da cidade.
A repetição do empreendimento motivou o uso de bloco estrutural, por isso o projeto foi desenvolvido respeitando alinhamentos de alvenaria e limites de vãos.
Optamos por trabalhar um vão maior na área social, para tanto utilizamos de dois volumes em balanço, w.c na face frontal e parte do quarto na face posterior, construídos nas extre-midades dos trilhos préfabicados de 12 metros, que trabalham de modo a aliviar a flechada laje no vão do pavimento térreo.
Os térreos das casas são todos geminados, entretanto adotamos como premissa de projeto a independência das áreas intimas visando maior conforto acústico, para tanto, os quatro volumes superiores, onde estão localizadas essas áreas, tem um recuo de 1,60m entre eles.