Localizado no condomínio Reserva da Mata em Vinhedo, o lote de 250 metros quadrados, bastante regular apresentava perfil com leve aclive.
Nossa proposta foi implantar a residência no nível médio de terreno de modo a minimizar contenções e transporte de terra.
O programa e os espaços necessários motivaram a proposta de uma casa com dois pavimentos. No pavimento superior a área intima e no pavimento térreo a área social, lazer e serviços.
Temos face leste na fachada frontal e, portanto, oeste na face posterior e face norte protegida pela residência implantada no lote ao lado.
Diante disso nossa proposta foi utilizar a porção frontal e de fundos para localização dos dormitórios e o meio da residência para um grande vazio, organização da circulação vertical, passarela e escritório, todos organizados em torno do vazio central.
No pavimento terro organizamos o restante do programa, sala de estar e jantar, cozinha, lavanderia, garagem, área de serviços e infraestrutura.
Buscamos entender o espaço de estar e jantar como uma extensão da varanda para isso utilizamos uma grande abertura e o mesmo nível do piso de modo a integrar esses espaços e alcançar esse resultado.
Para trazer aconchego, utilizamos madeira. Ela aparece nos brises dos quartos, piso do pavimento superior, deck da varanda e jardim e acabamentos de guarda corpo e mobiliário.